A culinária mexicana é famosa por seu sabor picante e comidas com misturas improváveis para o paladar brasileiro. Apesar disso, é cada vez mais comum restaurantes especializados nesse tipo de culinária ou que contam com itens de comida mexicana em seu cardápio. Aprenda como fazer  guacamole com Tortillas, alguns dos principais pratos do México.


A guacamole é um dos tipos de pratos mais famosos da culinária mexicana, e pode ser usada como acompanhamento de diversas receitas. A sua base é feita com abacate. Simplificando, a guacamole é como uma espécie de purê de abacate com toques de pimenta.

Ingredientes:
 
-01 Abacate
-1/4 de cebola picada
-Tempero verde e cebolinha
-Tomate
-Bacon de Peru saudável (pode substituir por carne moída ou bacon de porco)
-Limão
-Pimenta
-Sal
A quantidade é conforme você vai acrescentando, eu não faço medidas certas, gosto mais de abacate e menos mistura, mas nesta receita, coloquei quantidade equivalente.

 

Saiba mais sobre o abacate!
 
COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DO ABACATE
100g de abacate têm em média 170 calorias, 19g de gordura monoinsaturada, vitamina A, vitamina E, ferro, cálcio, potássio e magnésio.
BENEFÍCIOS DO ABACATE
– O abacate é mais calórico em comparação com as outras frutas porque é mais rico em gordura, porém, toda a gordura presente na fruta é extremamente saudável, pois é rica em ácido oleico (gordura monoinsaturado), conhecido como a gordura boa.
– É capaz de prevenir doenças cardiovasculares
– É rico em vitamina E, capaz de reduzir esteatose hepática (fígado gorduroso)
– Diminui a concentração de triglicerídeos
– Reduz colesterol total e LDL.
– A vitamina E e a vitamina A, presentes no abacate, são poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células, evitando o envelhecimento precoce
– Previne o câncer e outras doenças.
– É rico em ferro, prevenindo anemias, potássio, magnésio e cálcio
– Tem excelentes repositores de eletrolíticos.
Foto: Ellen Yonobi
ABACATE TEM FAMA DE ENGORDAR
Ele tem fama de engordar porque é mais calórico do que as outras frutas, por isso deve ser consumido com moderação. De qualquer forma, nunca deixo o abacate fora da dieta de quem quer perder peso pois pode até ajudar, por ter um poder de saciedade maior.
COMO INCORPORÁ-LO À DIETA
Normalmente oriento uma porção de até 100g, uma vez por semana, em algum dos lanches da tarde ou no pós-treino.
INDICADO PARA ATLETAS
O abacate pode ser recomendado para atletas por ser rico em calorias, ou seja, rico em energia para repor as perdas durante os treinos, aumenta força/níveis de energia para treinar e ainda acelerar o ganho de massa magra por ser um alimento saudável e calórico. Por ser rico em antioxidante, auxilia o desempenho esportivo e ajuda na diminuição da ação dos radicais livres, muito comum em atletas pelo excesso de atividade física. Não costumo recomendar no pré-treino. Por ser um alimento rico em gordura e ter uma digestão mais lenta, pode atrapalhar o desempenho do treino, caso não tenha dado tempo para fazer a digestão.
comments

Deixe um comentário